Publicação

Caracterização Físico-Química de Sistemas de Molha para Impressão offset - A Influência de aditivos

Detalhes bibliográficos
Resumo:O sistema de molha na impressão offset convencional é usado para diferenciar as áreas de grafismo e contragrafismo. Nas áreas da matriz que recebem água não é depositada tinta, possibilitando a deposição de tinta somente nas áreas de grafismo. Um bom e bem regulado sistema de molha é, assim, fundamental na impressão offset. As características de acidez (pH) e condutividade (), bem como a influência dos agentes tensioactivos adicionados, são de extrema relevância no comportamento do sistema de molha em conjunto com o sistema de tintagem. O isopropanol (i-PrOH) tem sido o agente tensioactivo mais usado, mas regista-se uma tendência mundial para a sua substituição, tendo em conta os inerentes problemas tóxicos para os impressores e o ambiente. O presente estudo teve por finalidade a caracterização físico-química de sistemas de molha convencionais (água/i-PrOH) – de amostras preparadas em laboratório e amostras reais - e não convencionais (água/substituto de álcool) em termos da sua acidez, condutividade, densidade e tensão superficial. Esta caracterização foi efectuada em dois momentos distintos: (i) em soluções de molha preparadas e (ii) em soluções de molha após duas semanas de utilização. Os ensaios foram todos conduzidos a temperatura controlada (25,0 °C). O presente trabalho permitiu aferir da relevância de um apertado controlo na vigilância das propriedades físico-químicas que caracterizam os sistemas de molha convencionais e não convencionais, cujos intervalos de variação condicionam necessariamente o resultado da impressão offset.
Autores:Ventura, Cristina
Ano:2015
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: 201879123
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências
Código do projeto financiado:201879123
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560629126987776
author2 Ventura, Cristina
author_facet Ventura, Cristina
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/bedf1ed6-c7e7-4a08-a90a-fcac416ce2c7/download
https://comum.rcaap.pt/bitstreams/51d104fd-46b3-4ca0-8027-f78aa18b668e/download
country_str PT
description O sistema de molha na impressão offset convencional é usado para diferenciar as áreas de grafismo e contragrafismo. Nas áreas da matriz que recebem água não é depositada tinta, possibilitando a deposição de tinta somente nas áreas de grafismo. Um bom e bem regulado sistema de molha é, assim, fundamental na impressão offset. As características de acidez (pH) e condutividade (), bem como a influência dos agentes tensioactivos adicionados, são de extrema relevância no comportamento do sistema de molha em conjunto com o sistema de tintagem. O isopropanol (i-PrOH) tem sido o agente tensioactivo mais usado, mas regista-se uma tendência mundial para a sua substituição, tendo em conta os inerentes problemas tóxicos para os impressores e o ambiente. O presente estudo teve por finalidade a caracterização físico-química de sistemas de molha convencionais (água/i-PrOH) – de amostras preparadas em laboratório e amostras reais - e não convencionais (água/substituto de álcool) em termos da sua acidez, condutividade, densidade e tensão superficial. Esta caracterização foi efectuada em dois momentos distintos: (i) em soluções de molha preparadas e (ii) em soluções de molha após duas semanas de utilização. Os ensaios foram todos conduzidos a temperatura controlada (25,0 °C). O presente trabalho permitiu aferir da relevância de um apertado controlo na vigilância das propriedades físico-químicas que caracterizam os sistemas de molha convencionais e não convencionais, cujos intervalos de variação condicionam necessariamente o resultado da impressão offset.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id bbc1b47b-8bb6-4395-a5b2-6bef3bd6bb71
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/8618
identifierOther_str 201879123
language por
publicationDateFull_str 2015-05-13T15:20:40Z
publicationDate_str 2015-05-13
publishDate 2015
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle Caracterização Físico-Química de Sistemas de Molha para Impressão offset - A Influência de aditivos
title Caracterização Físico-Química de Sistemas de Molha para Impressão offset - A Influência de aditivos