Publicação

Inclusão de uma criança com trissomia 21 numa sala pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Resumo:Numa escola de ensino regular devem ser respeitadas as diferenças de cada um, assegurando os mesmos direitos e oportunidades a cada criança individualmente, tendo sempre em conta as suas necessidades e dificuldades. Nas escolas que se querem inclusivas é essencial que exista uma boa cultura de integração e inclusão de crianças com NEE’s e que exista um trabalho colaborativo entre os diferentes atores que compõem a equipa de trabalho, que deve incluir não só os professores, como os terapeutas especializados e também os pais, para que juntos possam partilhar as maiores dificuldades da criança promovendo-lhe assim o maior sucesso possível no seu desenvolvimento global. Este estudo baseou-se num estudo de caso de uma criança com Trissomia 21 integrada numa escola de ensino regular, onde se pretendeu conhecer e compreender a forma como esta criança foi integrada e acompanhada e, de forma particular, conhecer as estratégias dos profissionais e a importância atribuída pelos mesmos ao processo de integração desta criança. Para responder a estes objetivos de pesquisa, foram realizadas quatro entrevistas a atores centrais no processo de integração á criança na escola de ensino regular – à educadora de infância, à terapeuta da fala, à educadora de intervenção precoce e aos encarregados de educação. Por fim, concluiu-se que na integração de crianças com NEE’s, nomeadamente Trissomia 21, o mais importante é o trabalho colaborativo de todos os intervenientes educativos, de maneira a que o ensino-aprendizagem destas crianças seja o mais adequado, tendo sempre em conta as suas dificuldades e necessidades.
Autores:Almeida, Ana Patrícia
Assunto:Parents Learning Agentes educativos Trisomy 21 Pais Aprendizagem Educators Inclusão Trissomia 21 Inclusive
Ano:2018
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: 201857294
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências, Repositório Comum
Código do projeto financiado:201857294
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560628780957696
author2 Almeida, Ana Patrícia
author_facet Almeida, Ana Patrícia
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/075135b4-1166-49e6-a725-778c8cfd20dd/download
country_str PT
description Numa escola de ensino regular devem ser respeitadas as diferenças de cada um, assegurando os mesmos direitos e oportunidades a cada criança individualmente, tendo sempre em conta as suas necessidades e dificuldades. Nas escolas que se querem inclusivas é essencial que exista uma boa cultura de integração e inclusão de crianças com NEE’s e que exista um trabalho colaborativo entre os diferentes atores que compõem a equipa de trabalho, que deve incluir não só os professores, como os terapeutas especializados e também os pais, para que juntos possam partilhar as maiores dificuldades da criança promovendo-lhe assim o maior sucesso possível no seu desenvolvimento global. Este estudo baseou-se num estudo de caso de uma criança com Trissomia 21 integrada numa escola de ensino regular, onde se pretendeu conhecer e compreender a forma como esta criança foi integrada e acompanhada e, de forma particular, conhecer as estratégias dos profissionais e a importância atribuída pelos mesmos ao processo de integração desta criança. Para responder a estes objetivos de pesquisa, foram realizadas quatro entrevistas a atores centrais no processo de integração á criança na escola de ensino regular – à educadora de infância, à terapeuta da fala, à educadora de intervenção precoce e aos encarregados de educação. Por fim, concluiu-se que na integração de crianças com NEE’s, nomeadamente Trissomia 21, o mais importante é o trabalho colaborativo de todos os intervenientes educativos, de maneira a que o ensino-aprendizagem destas crianças seja o mais adequado, tendo sempre em conta as suas dificuldades e necessidades.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id f3c96281-dbdd-4817-989e-6f026e50c32f
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/20222
identifierOther_str 201857294
language por
publicationDateFull_str 2018-01-16T17:20:24Z
publicationDate_str 2018-01-16
publishDate 2018
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
Repositório Comum
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle Inclusão de uma criança com trissomia 21 numa sala pré-escolar
Parents
Learning
Agentes educativos
Trisomy 21
Pais
Aprendizagem
Educators
Inclusão
Trissomia 21
Inclusive
title Inclusão de uma criança com trissomia 21 numa sala pré-escolar
topic Parents
Learning
Agentes educativos
Trisomy 21
Pais
Aprendizagem
Educators
Inclusão
Trissomia 21
Inclusive