Publicação

Um Estudo Qualitativo sobre o Papel do Professor na Educação de Crianças Sobredotadas

Detalhes bibliográficos
Resumo:Atualmente, abordar a temática da sobredotação tornou-se mais acessível. Porém, devido à panóplia de conceitos criados por inúmeros investigadores das áreas da Educação e da Psicologia, ainda não existe um significado consensual a atribuir a este conceito tão vasto e complexo. Este projeto de investigação objetivou enunciar conceções dos professores das evidências comportamentais de crianças sobredotadas, identificar práticas educativas desenvolvidas com estas crianças e compreender as barreiras que poderão existir no processo de ensino e de aprendizagem destas crianças. Atendendo aos propósitos deste projeto, a parte teórica centra-se na evolução do conceito de sobredotação, na caraterização das crianças sobredotadas, na sua identificação e na intervenção educativa junto das mesmas. Relativamente à componente empírica, as grandes questões em torno deste estudo são “Quais são as conceções que os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm das crianças sobredotadas?” e “Quais são as adequações pedagógicas realizadas em contexto de sala de aula pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico quando têm nas suas turmas um aluno sobredotado?”. No âmbito deste estudo, foram realizadas entrevistas a 13 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico com experiência profissional superior a 5 anos. As entrevistas semiestruturadas realizadas aos professores do 1.º Ciclo tiveram como suporte um guião previamente elaborado, com base nas informações recolhidas através da análise da literatura relacionada com a temática em estudo. Após análise e discussão dos resultados inferiu-se que os inquiridos carecem de formação e informação na área da sobredotação. Em Portugal, a sobredotação tem sido alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica. Contudo, é essencial existir uma reorientação das intenções educativas para que estas crianças usufruam de um sistema educativo inclusivo.
Autores:Ferreira, Marco
Assunto:Sobredotação, habilidades excecionais, inclusão, diferenciação curricular, práticas pedagógicas. Giftedness, exceptional skills, inclusion, curricular differentiation, pedagogical practices.
Ano:2021
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: 202636780
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências, Repositório Comum
Código do projeto financiado:202636780
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560628811366400
author2 Ferreira, Marco
author_facet Ferreira, Marco
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/473c3a01-076a-4c09-a2b5-c260016efbcb/download
country_str PT
description Atualmente, abordar a temática da sobredotação tornou-se mais acessível. Porém, devido à panóplia de conceitos criados por inúmeros investigadores das áreas da Educação e da Psicologia, ainda não existe um significado consensual a atribuir a este conceito tão vasto e complexo. Este projeto de investigação objetivou enunciar conceções dos professores das evidências comportamentais de crianças sobredotadas, identificar práticas educativas desenvolvidas com estas crianças e compreender as barreiras que poderão existir no processo de ensino e de aprendizagem destas crianças. Atendendo aos propósitos deste projeto, a parte teórica centra-se na evolução do conceito de sobredotação, na caraterização das crianças sobredotadas, na sua identificação e na intervenção educativa junto das mesmas. Relativamente à componente empírica, as grandes questões em torno deste estudo são “Quais são as conceções que os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm das crianças sobredotadas?” e “Quais são as adequações pedagógicas realizadas em contexto de sala de aula pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico quando têm nas suas turmas um aluno sobredotado?”. No âmbito deste estudo, foram realizadas entrevistas a 13 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico com experiência profissional superior a 5 anos. As entrevistas semiestruturadas realizadas aos professores do 1.º Ciclo tiveram como suporte um guião previamente elaborado, com base nas informações recolhidas através da análise da literatura relacionada com a temática em estudo. Após análise e discussão dos resultados inferiu-se que os inquiridos carecem de formação e informação na área da sobredotação. Em Portugal, a sobredotação tem sido alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica. Contudo, é essencial existir uma reorientação das intenções educativas para que estas crianças usufruam de um sistema educativo inclusivo.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id f039e687-9aa4-40e0-9179-15ae4bea6876
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/35454
identifierOther_str 202636780
language por
publicationDateFull_str 2021-02-13T18:02:53Z
publicationDate_str 2021-02-13
publishDate 2021
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
Repositório Comum
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle Um Estudo Qualitativo sobre o Papel do Professor na Educação de Crianças Sobredotadas
Sobredotação, habilidades excecionais, inclusão, diferenciação curricular, práticas pedagógicas.
Giftedness, exceptional skills, inclusion, curricular differentiation, pedagogical practices.
title Um Estudo Qualitativo sobre o Papel do Professor na Educação de Crianças Sobredotadas
topic Sobredotação, habilidades excecionais, inclusão, diferenciação curricular, práticas pedagógicas.
Giftedness, exceptional skills, inclusion, curricular differentiation, pedagogical practices.