Publicação

Ebook vs. Livro tradicional como ferramenta educativa

Detalhes bibliográficos
Resumo:Este trabalho tem, como missiva principal, abordar o ponto de vista de professores e de alunos face à utilização dos ebooks, ao nível do Ensino. Pretende-se, igualmente, analisar a sua opinião, quanto ao grau de relevância da utilização dos ebooks comparativamente à utilização dos livros impressos (manuais tradicionais), bem como analisar quais as principais vantagens e desvantagens inerentes à sua utilização, nomeadamente o grau de relevância em relação à motivação dos alunos e os resultados escolares alcançados. Nesse sentido, a amostra será constituída por 45 alunos e 45 professores, de forma a verificar a opinião dos alunos e dos professores, face a esta questão. No que respeita aos instrumentos utilizados na recolha dos dados, procedeu-se à criação de dois questionários (um aplicado a alunos e outro a professores) que visaram analisar as variáveis em estudo. Assim, será possível verificar se as opiniões divergem ou não e de que forma isso se poderá repercutir na evolução do Ensino em Portugal. Relativamente à análise dos dados, foram, primeiramente, introduzidos numa base de dados, em Excel, os resultados alcançados em ambos os questionários e, seguidamente, foram analisados através da utilização do programa estatístico SPSS, através do qual foi possível comparar os resultados dos alunos e professores e proceder à correlação entre as variáveis em análise. No que concerne às conclusões obtidas verificou-se que, existem essencialmente diferenças significativas no que respeita à percepção que os professores têm relativamente ao facto dos alunos recorrerem a bibliotecas para a pesquisar de informações, uma vez que estes referem que isso ocorre, mas os alunos referem resultados contrários.
Autores:Alcobia, Paulo
Assunto:Ebooks Livros em papel Ensino Professores Alunos
Ano:2015
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: 201833301
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências
Código do projeto financiado:201833301
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560628570193920
author2 Alcobia, Paulo
author_facet Alcobia, Paulo
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/e512804c-6fa8-46dc-b97f-8f6b1f7fbc5c/download
country_str PT
description Este trabalho tem, como missiva principal, abordar o ponto de vista de professores e de alunos face à utilização dos ebooks, ao nível do Ensino. Pretende-se, igualmente, analisar a sua opinião, quanto ao grau de relevância da utilização dos ebooks comparativamente à utilização dos livros impressos (manuais tradicionais), bem como analisar quais as principais vantagens e desvantagens inerentes à sua utilização, nomeadamente o grau de relevância em relação à motivação dos alunos e os resultados escolares alcançados. Nesse sentido, a amostra será constituída por 45 alunos e 45 professores, de forma a verificar a opinião dos alunos e dos professores, face a esta questão. No que respeita aos instrumentos utilizados na recolha dos dados, procedeu-se à criação de dois questionários (um aplicado a alunos e outro a professores) que visaram analisar as variáveis em estudo. Assim, será possível verificar se as opiniões divergem ou não e de que forma isso se poderá repercutir na evolução do Ensino em Portugal. Relativamente à análise dos dados, foram, primeiramente, introduzidos numa base de dados, em Excel, os resultados alcançados em ambos os questionários e, seguidamente, foram analisados através da utilização do programa estatístico SPSS, através do qual foi possível comparar os resultados dos alunos e professores e proceder à correlação entre as variáveis em análise. No que concerne às conclusões obtidas verificou-se que, existem essencialmente diferenças significativas no que respeita à percepção que os professores têm relativamente ao facto dos alunos recorrerem a bibliotecas para a pesquisar de informações, uma vez que estes referem que isso ocorre, mas os alunos referem resultados contrários.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id ef445cfc-04f8-4a22-b485-f9236a1d0ab7
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/8619
identifierOther_str 201833301
language por
publicationDateFull_str 2015-05-13T15:51:16Z
publicationDate_str 2015-05-13
publishDate 2015
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle Ebook vs. Livro tradicional como ferramenta educativa
Ebooks
Livros em papel
Ensino
Professores
Alunos
title Ebook vs. Livro tradicional como ferramenta educativa
topic Ebooks
Livros em papel
Ensino
Professores
Alunos