Publicação

STRESSE, EXAUSTÃO PROFISSIONAL E COPING DE ENFERMEIROS EM CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19

Detalhes bibliográficos
Resumo:Objetivo: Avaliar o nível de exposição ao Stresse e Exaustão profissional e a capacidade de Coping dos Enfermeiros de uma Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios no período de pandemia Covid-19 ocorrido no ano de 2020. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e correlacional, transversal, com abordagem quantitativa. Realizou-se uma revisão da literatura, utilizando as bases de dados de referência na produção científica relacionados ao tema e para a recolha de dados dos profissionais foi utilizado um questionário sobre exposição a situações de stresse e exaustão profissional em atividades de saúde. Para dar resposta à pergunta de partida e cumprir com os objetivos da investigação foram elaboradas algumas hipóteses de investigação. A investigação abrange o período desde o início da pandemia até meados de setembro do ano de 2020. Principais resultados/conclusões: A amostra é maioritariamente feminina (82,4%) e a idade variou entre os 23 e os 58 anos. Cerca de 64,7%, além do trabalho como enfermeiro, fazem atividades domésticas diariamente. Os níveis de stresse e burnout evidenciado foi moderado, tal como a capacidade de coping. Denotou-se uma inte-rrelação parcial entre o nível de fadiga laboral, de stresse laboral e de burnout reportado pelos enfermeiros inquiridos com o sentimento de segurança e exigência do trabalho no atual contexto de pandemia. Também se evidenciou uma correlação entre o sentir-se sobrecarregado de trabalho durante a pandemia e o foco de coping emocional. Quanto maior o sentimento de sobrecarga maior o foco na gestão das emoções. Ainda assim, a capacidade de coping dos enfermeiros inquiridos não parece influenciar o seu sentimento de segurança e a exigência percebida do trabalho no atual contexto de pandemia. A sobrecarga de trabalho, o medo da incerteza, a falta de informação relevante e a falta de realização profissional foram os principais fatores evidenciados com potencial de relação com as exigências do contexto pandêmico. Esta situação merece devida atenção, podendo, no quadro atual de agravamento da pandemia, ter uma maior repercussão negativa nos enfermeiros se os fatores identificados não forem resolvidos. Para esse efeito foram propostas algumas medidas de controlo da exposição a riscos psicossociais do trabalho neste grupo de profissionais.
Autores:Silva, Karla
Assunto:Stress, burnout, coping, covid-19, nurses Stresse, burnout, coping, covid-19, enfermeiros
Ano:2022
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: 202943208
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências, Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum
Código do projeto financiado:202943208
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560629828485120
author2 Silva, Karla
author_facet Silva, Karla
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/bf2dc65a-0037-41ec-878c-0a7e87e639d5/download
country_str PT
description Objetivo: Avaliar o nível de exposição ao Stresse e Exaustão profissional e a capacidade de Coping dos Enfermeiros de uma Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios no período de pandemia Covid-19 ocorrido no ano de 2020. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e correlacional, transversal, com abordagem quantitativa. Realizou-se uma revisão da literatura, utilizando as bases de dados de referência na produção científica relacionados ao tema e para a recolha de dados dos profissionais foi utilizado um questionário sobre exposição a situações de stresse e exaustão profissional em atividades de saúde. Para dar resposta à pergunta de partida e cumprir com os objetivos da investigação foram elaboradas algumas hipóteses de investigação. A investigação abrange o período desde o início da pandemia até meados de setembro do ano de 2020. Principais resultados/conclusões: A amostra é maioritariamente feminina (82,4%) e a idade variou entre os 23 e os 58 anos. Cerca de 64,7%, além do trabalho como enfermeiro, fazem atividades domésticas diariamente. Os níveis de stresse e burnout evidenciado foi moderado, tal como a capacidade de coping. Denotou-se uma inte-rrelação parcial entre o nível de fadiga laboral, de stresse laboral e de burnout reportado pelos enfermeiros inquiridos com o sentimento de segurança e exigência do trabalho no atual contexto de pandemia. Também se evidenciou uma correlação entre o sentir-se sobrecarregado de trabalho durante a pandemia e o foco de coping emocional. Quanto maior o sentimento de sobrecarga maior o foco na gestão das emoções. Ainda assim, a capacidade de coping dos enfermeiros inquiridos não parece influenciar o seu sentimento de segurança e a exigência percebida do trabalho no atual contexto de pandemia. A sobrecarga de trabalho, o medo da incerteza, a falta de informação relevante e a falta de realização profissional foram os principais fatores evidenciados com potencial de relação com as exigências do contexto pandêmico. Esta situação merece devida atenção, podendo, no quadro atual de agravamento da pandemia, ter uma maior repercussão negativa nos enfermeiros se os fatores identificados não forem resolvidos. Para esse efeito foram propostas algumas medidas de controlo da exposição a riscos psicossociais do trabalho neste grupo de profissionais.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id ec1c3ba3-6244-457a-b6c2-713da8e091d7
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/39433
identifierOther_str 202943208
language por
publicationDateFull_str 2022-02-17T18:15:27Z
publicationDate_str 2022-02-17
publishDate 2022
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle STRESSE, EXAUSTÃO PROFISSIONAL E COPING DE ENFERMEIROS EM CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19
Stress, burnout, coping, covid-19, nurses
Stresse, burnout, coping, covid-19, enfermeiros
title STRESSE, EXAUSTÃO PROFISSIONAL E COPING DE ENFERMEIROS EM CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19
topic Stress, burnout, coping, covid-19, nurses
Stresse, burnout, coping, covid-19, enfermeiros