Publicação

A Aprendizagem da Matemática em contexto outdoor

Detalhes bibliográficos
Resumo:Atualmente, os profissionais da área da Educação têm vindo a demonstrar uma preocupação com o facto de os alunos se encontrarem com pouca motivação para a aprendizagem da Matemática. As práticas pedagógicas centram-se nos conceitos e competências desenvolvidas dentro da sala de aula, omitindo os espaços exteriores para a aquisição dos conhecimentos matemáticos. O presente manuscrito enuncia as potencialidades do espaço exterior para o desenvolvimento e criação dos conhecimentos necessários à aprendizagem matemática. O enquadramento conceptual pretende demonstrar que a aprendizagem, nomeadamente da Matemática, pode ser realizada fora da sala de aula, demonstrando ser uma aprendizagem mais significativa para os alunos, dado que os mesmos terão de colaborar ativamente uns com os outros para resolverem os desafios propostos. Da mesma forma, acreditamos que é essencial deixar o aluno refletir e interrogar-se sobre as aprendizagens adquiridas e consolidadas neste meio. Assim, a investigação manifesta-se pela preocupação da professora/investigadora face ao desinteresse e indiferença dos alunos, no que diz respeito à aprendizagem da Matemática. Com o intuito de colmatar a dificuldade e o desinteresse sentido pelos alunos, a professora/investigadora desenvolveu um projeto que pretendia demonstrar não só aos alunos, mas também aos profissionais da área da Educação que a aprendizagem dos conceitos matemáticos pode, e deve, estar relacionada com o mundo que os rodeia, estabelecendo desta forma, uma relação da matemática com o mundo, deixando assim de estar numa caixa compartimentada. A investigação, de natureza qualitativa, teve por base uma investigação-ação, desenvolvida ao longo de três meses, onde foram propostas sessões lúdicas ao ar livre, mais especificamente na horta escolar, com uma turma de 2 º ano de escolaridade. Os resultados obtidos durantes as sessões realizadas, demonstraram que o ensino outdoor manifesta ser eficaz na aprendizagem da matemática, sendo também um meio motivador para os alunos que revelam alguma desmotivação ou dificuldade por parte desta didática. Os alunos ao longo do estudo demonstraram alegria e vontade de aprender, sendo referido pelos mesmos a vontade de querer ir para o exterior aprender.
Autores:Machado, Ricardo
Assunto:Matemática, 1.º CEB, Ensino outdoor, aprendizagem ativa Mathematics, 1st CEB, Outdoor teaching, active learning
Ano:2025
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560629049393152
author2 Machado, Ricardo
author_facet Machado, Ricardo
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/ed22c68e-3155-4fc2-b776-3bd761e34be2/download
country_str PT
description Atualmente, os profissionais da área da Educação têm vindo a demonstrar uma preocupação com o facto de os alunos se encontrarem com pouca motivação para a aprendizagem da Matemática. As práticas pedagógicas centram-se nos conceitos e competências desenvolvidas dentro da sala de aula, omitindo os espaços exteriores para a aquisição dos conhecimentos matemáticos. O presente manuscrito enuncia as potencialidades do espaço exterior para o desenvolvimento e criação dos conhecimentos necessários à aprendizagem matemática. O enquadramento conceptual pretende demonstrar que a aprendizagem, nomeadamente da Matemática, pode ser realizada fora da sala de aula, demonstrando ser uma aprendizagem mais significativa para os alunos, dado que os mesmos terão de colaborar ativamente uns com os outros para resolverem os desafios propostos. Da mesma forma, acreditamos que é essencial deixar o aluno refletir e interrogar-se sobre as aprendizagens adquiridas e consolidadas neste meio. Assim, a investigação manifesta-se pela preocupação da professora/investigadora face ao desinteresse e indiferença dos alunos, no que diz respeito à aprendizagem da Matemática. Com o intuito de colmatar a dificuldade e o desinteresse sentido pelos alunos, a professora/investigadora desenvolveu um projeto que pretendia demonstrar não só aos alunos, mas também aos profissionais da área da Educação que a aprendizagem dos conceitos matemáticos pode, e deve, estar relacionada com o mundo que os rodeia, estabelecendo desta forma, uma relação da matemática com o mundo, deixando assim de estar numa caixa compartimentada. A investigação, de natureza qualitativa, teve por base uma investigação-ação, desenvolvida ao longo de três meses, onde foram propostas sessões lúdicas ao ar livre, mais especificamente na horta escolar, com uma turma de 2 º ano de escolaridade. Os resultados obtidos durantes as sessões realizadas, demonstraram que o ensino outdoor manifesta ser eficaz na aprendizagem da matemática, sendo também um meio motivador para os alunos que revelam alguma desmotivação ou dificuldade por parte desta didática. Os alunos ao longo do estudo demonstraram alegria e vontade de aprender, sendo referido pelos mesmos a vontade de querer ir para o exterior aprender.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id e5bc5f96-7503-4ccd-9ccf-0d919737b3c8
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/53589
language por
publicationDateFull_str 2025-01-07T17:28:19Z
publicationDate_str 2025-01-07
publishDate 2025
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle A Aprendizagem da Matemática em contexto outdoor
Matemática, 1.º CEB, Ensino outdoor, aprendizagem ativa
Mathematics, 1st CEB, Outdoor teaching, active learning
title A Aprendizagem da Matemática em contexto outdoor
topic Matemática, 1.º CEB, Ensino outdoor, aprendizagem ativa
Mathematics, 1st CEB, Outdoor teaching, active learning