Publicação

A aprendizagem lúdica da matemática em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Resumo:A matemática cada vez mais assume um papel importante desde os primeiros anos de vida, sendo necessário dar a devida importância a esta área na Educação Pré-Escolar (EPE). Para tal, os métodos de ensino devem ser adequados às faixas etárias com o intuito de criar oportunidades de aprendizagem significativas. A EPE caracteriza-se por uma iniciação fundamental na formação da criança de modo a prepará-la para a vida ativa em sociedade e, por conseguinte, o educador assume um papel fundamental em todo o seu processo de desenvolvimento. O presente trabalho surgiu num contexto pré-escolar, com um grupo de 16 crianças com 5 anos de idade, com o intuito de apreciar diversos aspetos relacionados com a aprendizagem de conteúdos no campo da matemática, bem como, estudar qual o método mais eficaz e mais motivante de aprendizagem. Problemática e objetivos: Apreciou-se as competências das crianças no domínio da contagem e reconhecimento de números até 20, da adição e da subtração cujo resultado seja igual ou inferior a 10. Avaliar qual o método mais eficaz (jogos ou fichas) e avaliar o grau de satisfação dos dois métodos de aprendizagem utilizados. Metodologia: O grupo foi dividido em dois, através de um processo aleatório. Um dos grupos foi sujeito à realização de jogos e brincadeiras e o outro à utilização de fichas, aplicando exatamente o mesmo conteúdo, durante igual período de tempo. Recolha de dados: Foi aplicada uma tarefa-teste antes e depois da intervenção; gravações áudio; notas de campo e uma tabela de dupla entrada de forma a avaliar o grau de satisfação. Análise de dados: foram utilizados os programas Microsoft Excel e SPSS. Resultados: Durante esta investigação, verificaram-se diferenças entre a aprendizagem através da implementação da estratégia lúdica e da realização de fichas, bem como no nível de satisfação. Conclusões: Através do lúdico, observou-se que as crianças apropriaram mais facilmente os parâmetros da matemática apresentados, bem como o nível de satisfação foi mais positivo do que na realização de fichas. Neste último caso, algumas das crianças mantiveram ou aumentaram as suas dificuldades. Tal facto comprovou que o lúdico foi mais prazeroso e facilitador da aprendizagem da matemática neste grupo de crianças.
Autores:Silva, Cláudia
Assunto:Mathematics Satisfaction Play Brincadeira Learning Satisfação Aprendizagem Games Jogos Matemática
Ano:2016
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: 201856450
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências, Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas
Código do projeto financiado:201856450
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560628615282688
author2 Silva, Cláudia
author_facet Silva, Cláudia
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/77f77f35-5472-4385-ab75-3e5b5b27a76d/download
country_str PT
description A matemática cada vez mais assume um papel importante desde os primeiros anos de vida, sendo necessário dar a devida importância a esta área na Educação Pré-Escolar (EPE). Para tal, os métodos de ensino devem ser adequados às faixas etárias com o intuito de criar oportunidades de aprendizagem significativas. A EPE caracteriza-se por uma iniciação fundamental na formação da criança de modo a prepará-la para a vida ativa em sociedade e, por conseguinte, o educador assume um papel fundamental em todo o seu processo de desenvolvimento. O presente trabalho surgiu num contexto pré-escolar, com um grupo de 16 crianças com 5 anos de idade, com o intuito de apreciar diversos aspetos relacionados com a aprendizagem de conteúdos no campo da matemática, bem como, estudar qual o método mais eficaz e mais motivante de aprendizagem. Problemática e objetivos: Apreciou-se as competências das crianças no domínio da contagem e reconhecimento de números até 20, da adição e da subtração cujo resultado seja igual ou inferior a 10. Avaliar qual o método mais eficaz (jogos ou fichas) e avaliar o grau de satisfação dos dois métodos de aprendizagem utilizados. Metodologia: O grupo foi dividido em dois, através de um processo aleatório. Um dos grupos foi sujeito à realização de jogos e brincadeiras e o outro à utilização de fichas, aplicando exatamente o mesmo conteúdo, durante igual período de tempo. Recolha de dados: Foi aplicada uma tarefa-teste antes e depois da intervenção; gravações áudio; notas de campo e uma tabela de dupla entrada de forma a avaliar o grau de satisfação. Análise de dados: foram utilizados os programas Microsoft Excel e SPSS. Resultados: Durante esta investigação, verificaram-se diferenças entre a aprendizagem através da implementação da estratégia lúdica e da realização de fichas, bem como no nível de satisfação. Conclusões: Através do lúdico, observou-se que as crianças apropriaram mais facilmente os parâmetros da matemática apresentados, bem como o nível de satisfação foi mais positivo do que na realização de fichas. Neste último caso, algumas das crianças mantiveram ou aumentaram as suas dificuldades. Tal facto comprovou que o lúdico foi mais prazeroso e facilitador da aprendizagem da matemática neste grupo de crianças.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id c9a09ba8-c0f7-4497-a4de-601550500d39
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/15617
identifierOther_str 201856450
language por
publicationDateFull_str 2016-11-24T12:10:02Z
publicationDate_str 2016-11-24
publishDate 2016
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle A aprendizagem lúdica da matemática em idade pré-escolar
Mathematics
Satisfaction
Play
Brincadeira
Learning
Satisfação
Aprendizagem
Games
Jogos
Matemática
title A aprendizagem lúdica da matemática em idade pré-escolar
topic Mathematics
Satisfaction
Play
Brincadeira
Learning
Satisfação
Aprendizagem
Games
Jogos
Matemática