Publication

As perceções dos professores face à educação sexual com alunos com perturbações do espetro do autismo

Bibliographic Details
Summary:A temática educação sexual aos alunos com NEE ainda é um assunto tabu na sociedade. No caso das Perturbações do Espetro do Autismo, a sua tríade de défices: comunicacional, interação social, linguístico coloca aos professores algumas questões sobre as estratégias de abordagem desta temática aos alunos. Desta forma, é importante desenvolver-se programas de ES com estes alunos, tendo em conta as características da sociedade atual e, por outro lado, as próprias características dos alunos. Desta forma, realizou-se um estudo para compreender as perceções dos professores face à abordagem da educação sexual aos alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Este estudo tem como objetivos conhecer como é abordada a ES a alunos com PEA e as perceções dos professores sobre a ES aplicada a esta população, assim como face às manifestações e conversas de teor sexual destes alunos. Efetuou-se uma investigação qualitativa, de forma a proporcionar o estudo os professores no seu contexto diário e aceder aos seus significados e o modo como interpretam diferentes aspetos relacionados com a ES, recorrendo à técnica da entrevista semiestruturada. Para tal entrevistou-se um conjunto de agentes educativos, de uma Escola Básica Integrada do Distrito de Setúbal, num total de doze participantes. Os resultados obtidos revelam que os alunos com PEA têm acesso às aulas de educação sexual em conjunto com os seus pares de desenvolvimento típico. No entanto, os professores indicam que o programa de educação sexual não sofre adaptações pedagógicas para estes alunos, contrariando os ideais defendidos pela literatura. A falta de formação e as reações negativas dos pais apresentam-se como principais dificuldades apontadas pelos professores para a implementação de programas de educação sexual com estes alunos. Os professores vão abordando as dúvidas e necessidades dos alunos consoante surgem as manifestações e conversas de teor sexual.
Authors:Freire, Sofia
Subject:Perceções Sex education Professores Teachers Alunos com PEA Perceptions Students with ASD Programa de ES
Year:2016
Country:Portugal
Document type:master thesis
Identifiers:ID: 201852667
Access type:Open
Associated institution:Repositório Comum, Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências
Funded project code:201852667
Language:Portuguese
Origin:Repositório Comum
_version_ 1850560628808220672
author2 Freire, Sofia
author_facet Freire, Sofia
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/e285ba8e-5bef-4b99-bb3f-8c57990ccf49/download
country_str PT
description A temática educação sexual aos alunos com NEE ainda é um assunto tabu na sociedade. No caso das Perturbações do Espetro do Autismo, a sua tríade de défices: comunicacional, interação social, linguístico coloca aos professores algumas questões sobre as estratégias de abordagem desta temática aos alunos. Desta forma, é importante desenvolver-se programas de ES com estes alunos, tendo em conta as características da sociedade atual e, por outro lado, as próprias características dos alunos. Desta forma, realizou-se um estudo para compreender as perceções dos professores face à abordagem da educação sexual aos alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Este estudo tem como objetivos conhecer como é abordada a ES a alunos com PEA e as perceções dos professores sobre a ES aplicada a esta população, assim como face às manifestações e conversas de teor sexual destes alunos. Efetuou-se uma investigação qualitativa, de forma a proporcionar o estudo os professores no seu contexto diário e aceder aos seus significados e o modo como interpretam diferentes aspetos relacionados com a ES, recorrendo à técnica da entrevista semiestruturada. Para tal entrevistou-se um conjunto de agentes educativos, de uma Escola Básica Integrada do Distrito de Setúbal, num total de doze participantes. Os resultados obtidos revelam que os alunos com PEA têm acesso às aulas de educação sexual em conjunto com os seus pares de desenvolvimento típico. No entanto, os professores indicam que o programa de educação sexual não sofre adaptações pedagógicas para estes alunos, contrariando os ideais defendidos pela literatura. A falta de formação e as reações negativas dos pais apresentam-se como principais dificuldades apontadas pelos professores para a implementação de programas de educação sexual com estes alunos. Os professores vão abordando as dúvidas e necessidades dos alunos consoante surgem as manifestações e conversas de teor sexual.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id b8ab7af0-c046-4b11-afc6-41aeb7806d63
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/10715
identifierOther_str 201852667
language por
publicationDateFull_str 2016-01-07T18:37:19Z
publicationDate_str 2016-01-07
publishDate 2016
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle As perceções dos professores face à educação sexual com alunos com perturbações do espetro do autismo
Perceções
Sex education
Professores
Teachers
Alunos com PEA
Perceptions
Students with ASD
Programa de ES
title As perceções dos professores face à educação sexual com alunos com perturbações do espetro do autismo
topic Perceções
Sex education
Professores
Teachers
Alunos com PEA
Perceptions
Students with ASD
Programa de ES