Publicação

O rácio neutrófilo-linfócito como fator de prognóstico para melanomas da cavidade oral em cães

Detalhes bibliográficos
Resumo:O melanoma é uma neoplasia dos melanócitos, células que estão presentes em diversas localizações, como a pele, mucosa oral e junções mucocutâneas do lábio e dos dígitos. Esta é a neoplasia oral mais comum em cães, tendo por norma um comportamento bastante agressivo. Dada a natureza desta neoplasia, que na maioria dos casos apresenta um mau prognóstico associado a um tempo de sobrevida curto mesmo com recurso a tratamento, nasce a necessidade de dar uma resposta mais urgente no momento da sua suspeita quanto à previsibilidade do seu comportamento. De forma a perceber quais os fatores de prognóstico mais importantes no melanoma e a sua relação com a sobrevida, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, na qual se pôde verificar que os fatores de prognóstico com maior frequência de avaliação são o índice mitótico, o índice de Ki67 e a dimensão tumoral. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o significado prognóstico da resposta inflamatória e imunitária do organismo, através do cálculo do rácio neutrófilo/linfócito no momento do diagnóstico de melanoma oral, e perceber como se traduzem os resultados obtidos no prognóstico e sobrevida dos animais. Avaliaram-se então, os hemogramas de 16 cães diagnosticadas com melanoma oral, obtendo-se assim uma mediana para o rácio neutrófilo/linfócito de 3,7. Esta mediana foi usada como valor ‘cut-off’, que quando avaliado em relação à sobrevida, permitiu concluir que os cães com um valor inferior a este, atingiram uma mediana de sobrevida de 13 meses, enquanto que os cães com um rácio superior a este apresentarem uma mediana de sobrevida de apenas 7 meses. Encontrando assim uma diferença estatisticamente significativa (p = 0,044) na comparação entre os 2 grupos, e concluindo que o rácio neutrófilo/linfócito possui valor como indicador prognóstico neste estudo.
Assunto:MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA VETERINARY MEDICINE CÃES PROGNÓSTICOS CANÍDEOS PROGNOSIS VETERINÁRIA ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA PORTUGAL DOGS SURVIVAL ANALYSIS CANIDS NEOPLASIAS MEDICINA VETERINÁRIA
Ano:2019
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: tid:202188752
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Código do projeto financiado:tid:202188752
Idioma:português
Origem:ReCiL - Repositório Científico Lusófona
_version_ 1850560656518938624
conditionsOfAccess_str open access
country_str PT
description O melanoma é uma neoplasia dos melanócitos, células que estão presentes em diversas localizações, como a pele, mucosa oral e junções mucocutâneas do lábio e dos dígitos. Esta é a neoplasia oral mais comum em cães, tendo por norma um comportamento bastante agressivo. Dada a natureza desta neoplasia, que na maioria dos casos apresenta um mau prognóstico associado a um tempo de sobrevida curto mesmo com recurso a tratamento, nasce a necessidade de dar uma resposta mais urgente no momento da sua suspeita quanto à previsibilidade do seu comportamento. De forma a perceber quais os fatores de prognóstico mais importantes no melanoma e a sua relação com a sobrevida, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, na qual se pôde verificar que os fatores de prognóstico com maior frequência de avaliação são o índice mitótico, o índice de Ki67 e a dimensão tumoral. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o significado prognóstico da resposta inflamatória e imunitária do organismo, através do cálculo do rácio neutrófilo/linfócito no momento do diagnóstico de melanoma oral, e perceber como se traduzem os resultados obtidos no prognóstico e sobrevida dos animais. Avaliaram-se então, os hemogramas de 16 cães diagnosticadas com melanoma oral, obtendo-se assim uma mediana para o rácio neutrófilo/linfócito de 3,7. Esta mediana foi usada como valor ‘cut-off’, que quando avaliado em relação à sobrevida, permitiu concluir que os cães com um valor inferior a este, atingiram uma mediana de sobrevida de 13 meses, enquanto que os cães com um rácio superior a este apresentarem uma mediana de sobrevida de apenas 7 meses. Encontrando assim uma diferença estatisticamente significativa (p = 0,044) na comparação entre os 2 grupos, e concluindo que o rácio neutrófilo/linfócito possui valor como indicador prognóstico neste estudo.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id b2835a99-62b5-4b2d-be91-9db230248ec7
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10437/9446
identifierOther_str tid:202188752
language por
publicationDateFull_str 2019-03-13T19:49:32Z
publicationDate_str 2019-03-13
publishDate 2019
relatedInstitutions_str_mv ReCiL - Repositório Científico Lusófona
resourceName_str ReCiL - Repositório Científico Lusófona
spellingShingle O rácio neutrófilo-linfócito como fator de prognóstico para melanomas da cavidade oral em cães
MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA
VETERINARY MEDICINE
CÃES
PROGNÓSTICOS
CANÍDEOS
PROGNOSIS
VETERINÁRIA
ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA
PORTUGAL
DOGS
SURVIVAL ANALYSIS
CANIDS
NEOPLASIAS
MEDICINA VETERINÁRIA
title O rácio neutrófilo-linfócito como fator de prognóstico para melanomas da cavidade oral em cães
topic MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA
VETERINARY MEDICINE
CÃES
PROGNÓSTICOS
CANÍDEOS
PROGNOSIS
VETERINÁRIA
ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA
PORTUGAL
DOGS
SURVIVAL ANALYSIS
CANIDS
NEOPLASIAS
MEDICINA VETERINÁRIA