Publicação

Processos cognitivos e de leitura: estudo comparativo em crianças com e sem dificuldades na leitura

Detalhes bibliográficos
Resumo:Desde os anos 70 que a hipótese do Défice Fonológico se evidencia, como estando na base das dificuldades de leitura. No entanto, têm sido crescentes as investigações no sentido de encontrar outros processos cognitivos, que possam encontrar-se relacionados com estas dificuldades, no sentido de realizar avaliações e intervenções que vão além das questões meramente fonológicas. A teoria PASS, desenvolvida por Das e seus colaboradores, é um exemplo desta tentativa, colocando em evidência a relação entre a leitura e a Planificação, Atenção e processamentos Simultâneo e Sucessivo. Desta forma, o presente estudo teve como principal objectivo avaliar e comparar o desempenho na leitura e em diferentes processos cognitivos, de crianças com e sem dificuldades na leitura, tendo como fundo teórico, o modelo PASS. Participaram no estudo 39 crianças, divididas em dois grupos: Grupo I, constituído por 19 crianças diagnosticadas com dislexia; Grupo II, constituído por 20 crianças sem qualquer dificuldade na leitura. De modo a fazer a caracterização da amostra e garantir a sua homogeneidade foi pedido aos pais que preenchessem um questionário (escala de Graffar) para averiguar o nível sócioeconómico das famílias. Foram também passadas, às crianças, as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, uma prova de inteligência não-verbal. Cada criança foi avaliada individualmente, numa prova de Leitura de Palavras e Pseudopalavras, uma prova de Processamento Fonológico (Segmentação e Reconstrução Fonémica) e pelas provas da bateria básica Sistema de Avaliação Cognitiva (Emparelhamento de Números, Planificação de Códigos, Atenção Expressiva, Detecção de Números, Matrizes Não Verbais, Relações Verbais Espaciais, Série de Palavras e Repetição de Frases). Em todas as provas, o Grupo II obteve resultados superiores ao Grupo I, a um nível estatisticamente significativo. Os resultados mostraram ainda, no caso do Grupo I, uma forte correlação entre a Leitura e o Processamento Fonológico, processo de Atenção e Processamento Sucessivo. No que respeita ao Grupo II, as correlações ocorreram entre a Leitura e o processo de Planificação e Processamento Simultâneo. Estes resultados, não só estão de acordo com a Teoria PASS, como nos mostram que a avaliação e o trabalho desenvolvido em crianças com dificuldades na leitura devem ir além do treino de habilidades fonológicas.
Autores:Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
Assunto:de Avaliação Cognitiva (SAC) funções cognitivas Teoria PASS dificuldades na leitura
Ano:2016
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências, Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560629721530368
author2 Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
author_facet Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/8b72cab9-10cb-4e8f-9cde-eda0a2e62ae3/download
country_str PT
description Desde os anos 70 que a hipótese do Défice Fonológico se evidencia, como estando na base das dificuldades de leitura. No entanto, têm sido crescentes as investigações no sentido de encontrar outros processos cognitivos, que possam encontrar-se relacionados com estas dificuldades, no sentido de realizar avaliações e intervenções que vão além das questões meramente fonológicas. A teoria PASS, desenvolvida por Das e seus colaboradores, é um exemplo desta tentativa, colocando em evidência a relação entre a leitura e a Planificação, Atenção e processamentos Simultâneo e Sucessivo. Desta forma, o presente estudo teve como principal objectivo avaliar e comparar o desempenho na leitura e em diferentes processos cognitivos, de crianças com e sem dificuldades na leitura, tendo como fundo teórico, o modelo PASS. Participaram no estudo 39 crianças, divididas em dois grupos: Grupo I, constituído por 19 crianças diagnosticadas com dislexia; Grupo II, constituído por 20 crianças sem qualquer dificuldade na leitura. De modo a fazer a caracterização da amostra e garantir a sua homogeneidade foi pedido aos pais que preenchessem um questionário (escala de Graffar) para averiguar o nível sócioeconómico das famílias. Foram também passadas, às crianças, as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, uma prova de inteligência não-verbal. Cada criança foi avaliada individualmente, numa prova de Leitura de Palavras e Pseudopalavras, uma prova de Processamento Fonológico (Segmentação e Reconstrução Fonémica) e pelas provas da bateria básica Sistema de Avaliação Cognitiva (Emparelhamento de Números, Planificação de Códigos, Atenção Expressiva, Detecção de Números, Matrizes Não Verbais, Relações Verbais Espaciais, Série de Palavras e Repetição de Frases). Em todas as provas, o Grupo II obteve resultados superiores ao Grupo I, a um nível estatisticamente significativo. Os resultados mostraram ainda, no caso do Grupo I, uma forte correlação entre a Leitura e o Processamento Fonológico, processo de Atenção e Processamento Sucessivo. No que respeita ao Grupo II, as correlações ocorreram entre a Leitura e o processo de Planificação e Processamento Simultâneo. Estes resultados, não só estão de acordo com a Teoria PASS, como nos mostram que a avaliação e o trabalho desenvolvido em crianças com dificuldades na leitura devem ir além do treino de habilidades fonológicas.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id 828030f7-c38d-4964-bb01-42827476ba9c
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/10754
language por
publicationDateFull_str 2016-01-08T18:43:26Z
publicationDate_str 2016-01-08
publishDate 2016
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle Processos cognitivos e de leitura: estudo comparativo em crianças com e sem dificuldades na leitura
de Avaliação Cognitiva (SAC)
funções cognitivas
Teoria PASS
dificuldades na leitura
title Processos cognitivos e de leitura: estudo comparativo em crianças com e sem dificuldades na leitura
topic de Avaliação Cognitiva (SAC)
funções cognitivas
Teoria PASS
dificuldades na leitura