Publicação

Pedagogia de Projetos

Detalhes bibliográficos
Resumo:A presente pesquisa teve como objetivo entender de que formas a pedagogia de projetos vem sendo concebida, gerida, implementada e avaliada em instituições de ensino fundamental, séries iniciais na cidade de São Luís/MA. A partir desta problemática de pesquisa, investigou-se a implantação e a avaliação de projetos de trabalho ou aprendizagem em quatro escolas, sendo duas da rede particular e duas da rede pública municipal. A metodologia de projetos surgiu durante o movimento da Escola Nova que visava superar o ensino tradicional considerado ultrapassado e ineficiente para suprir as necessidades educacionais da sociedade moderna. Sendo fruto da filosofia progressista de John Dewey e seu discípulo Kilpatrick, a qual foi divulgada no Brasil somente no século XX, principalmente pelos educadores e intelectuais Anísio Teixeira e Lourenço Filho, que buscavam contribuir com as reformas educacionais do país. Para dar resposta aos objetivos delineados para este estudo, recorreu-se a uma abordagem geral do tipo qualitativa e quantitativa, em razão de seu caráter exploratório posto que permite a escolha das tecnicas mais adequadas a pesquisa. Na recolha de dados utilizaram-se questionários, com questões de naturezas aberta e fechada, e realizou-se a tabulação dos dados coletados. Além disso, observou-se a implantação de projetos educativos nas escolas envolvidas na pesquisa, bem como a aquisição de registros fotográficos e de cópias dos projetos desenvolvidos. Percebeu-se que a Pedagogia de Projetos vem sendo adotada cada vez mais nas escolas de São Luís/MA, tanto na rede particular como na rede pública, porém notaram-se peculiaridades em ambos os contextos, assim como em cada instituição, constatou-se distinção ainda em relação à quantidade e periodicidade dos projetos, como também na necessidade de estudos mais aprofundados, para aplicação consciente da proposta da metodologia de projetos, que tem como ideia inovar a prática educativa, tornando o aluno sujeito ativo no processo de construção e reconstrução da sua autoaprendizagem. Assim também, observou-se a necessidade de organizar e planejar a rotina da escola, para depois introduzir os projetos de trabalho no currículo escolar, contribuindo para a efetivação de sua prática de maneira eficaz.
Autores:Almeida, Ana Patrícia
Assunto:New School, Pedagogy of Projects, Primary School, Philosophy, Progressive Philosophy. Escola Nova, Pedagogia de Projetos, Ensino Fundamental, Filosofia Progressista.
Ano:2023
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560630523691008
author2 Almeida, Ana Patrícia
author_facet Almeida, Ana Patrícia
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/e40908f5-8ea6-4fc9-bbca-d5c599577854/download
country_str PT
description A presente pesquisa teve como objetivo entender de que formas a pedagogia de projetos vem sendo concebida, gerida, implementada e avaliada em instituições de ensino fundamental, séries iniciais na cidade de São Luís/MA. A partir desta problemática de pesquisa, investigou-se a implantação e a avaliação de projetos de trabalho ou aprendizagem em quatro escolas, sendo duas da rede particular e duas da rede pública municipal. A metodologia de projetos surgiu durante o movimento da Escola Nova que visava superar o ensino tradicional considerado ultrapassado e ineficiente para suprir as necessidades educacionais da sociedade moderna. Sendo fruto da filosofia progressista de John Dewey e seu discípulo Kilpatrick, a qual foi divulgada no Brasil somente no século XX, principalmente pelos educadores e intelectuais Anísio Teixeira e Lourenço Filho, que buscavam contribuir com as reformas educacionais do país. Para dar resposta aos objetivos delineados para este estudo, recorreu-se a uma abordagem geral do tipo qualitativa e quantitativa, em razão de seu caráter exploratório posto que permite a escolha das tecnicas mais adequadas a pesquisa. Na recolha de dados utilizaram-se questionários, com questões de naturezas aberta e fechada, e realizou-se a tabulação dos dados coletados. Além disso, observou-se a implantação de projetos educativos nas escolas envolvidas na pesquisa, bem como a aquisição de registros fotográficos e de cópias dos projetos desenvolvidos. Percebeu-se que a Pedagogia de Projetos vem sendo adotada cada vez mais nas escolas de São Luís/MA, tanto na rede particular como na rede pública, porém notaram-se peculiaridades em ambos os contextos, assim como em cada instituição, constatou-se distinção ainda em relação à quantidade e periodicidade dos projetos, como também na necessidade de estudos mais aprofundados, para aplicação consciente da proposta da metodologia de projetos, que tem como ideia inovar a prática educativa, tornando o aluno sujeito ativo no processo de construção e reconstrução da sua autoaprendizagem. Assim também, observou-se a necessidade de organizar e planejar a rotina da escola, para depois introduzir os projetos de trabalho no currículo escolar, contribuindo para a efetivação de sua prática de maneira eficaz.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id 6e001005-6567-453d-8791-035a1ab4a151
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/44480
language por
publicationDateFull_str 2023-04-10T17:40:01Z
publicationDate_str 2023-04-10
publishDate 2023
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle Pedagogia de Projetos
New School, Pedagogy of Projects, Primary School, Philosophy, Progressive Philosophy.
Escola Nova, Pedagogia de Projetos, Ensino Fundamental, Filosofia Progressista.
title Pedagogia de Projetos
topic New School, Pedagogy of Projects, Primary School, Philosophy, Progressive Philosophy.
Escola Nova, Pedagogia de Projetos, Ensino Fundamental, Filosofia Progressista.