Publication

STAGED TREATMENT OF COMPLEX THORACOABDOMINAL ANEURYMS FOLLOW TYPE B CHRONIC DISSECTION

Bibliographic Details
Summary:Introdução: Apesar dos aneurismas toracoabdominais (AATA) serem na sua maioria de etiologia degenerativa, cerca de 20% podem corresponder a sequela de dissecção crónica da aorta, dos quais a dilatação do falso lúmen necessita de tratamento cirúrgico em aproximadamente 40% dos doentes, independentemente do tratamento médico inicial. Caso clínico: Doente de 68 anos, sexo masculino, com antecedentes pessoais de HTA e tabagismo. Angio TC que revelou dissecção aórtica crónica, a condicionar dilatação aneurismática da aorta toracoabdominal. Foi proposta a realização de tratamento cirúrgico hibrido faseado. Em primeiro lugar foi realizado um Frozen Elephant Trunk, seguido de colocação de endoprótese torácica até à emergência do TC e, extensão distal com stent de dissecção. Posteriormente, foi colocada uma endoprótese toracoabdominal (Zenith® t-Branch®). O período pós-operatório decorreu sem intercorrências, sem complicações neurológicas, e o angio TC follow-up mostra patência de todas as endopróteses, sem presença de endoleaks. Conclusão: O tratamento faseado endovascular parece promissor no que diz respeito ao tratamento de AATA complexos, nomeadamente na diminuição da morbimortalidade associada. No entanto, estes resultados podem ser variáveis, depen- dendo da seleção dos doentes e da experiência do cirurgião, que assumem primordial importância. Também importante é o fato de não existirem ainda estudos a longo prazo realizados especificamente neste grupo de doentes e, como tal, o follow-up apertado assume particular relevância.
Subject:Aneurisma toracoabdominal complexo Dissecção aórtica crónica tipo B Complex thoracoabdominal aneuryms Chronic type B dissection
Country:Portugal
Document type:journal article
Access type:Restricted
Associated institution:Angiologia e Cirurgia Vascular
Language:Portuguese
Origin:Angiologia e Cirurgia Vascular
_version_ 1850560656010379264
conditionsOfAccess_str Copyright (c) 2019 Angiologia e Cirurgia Vascular
contentURL_str_mv http://acvjournal.com/index.php/acv/article/view/177/152
http://acvjournal.com/index.php/acv/article/view/177
country_str PT
description Introdução: Apesar dos aneurismas toracoabdominais (AATA) serem na sua maioria de etiologia degenerativa, cerca de 20% podem corresponder a sequela de dissecção crónica da aorta, dos quais a dilatação do falso lúmen necessita de tratamento cirúrgico em aproximadamente 40% dos doentes, independentemente do tratamento médico inicial. Caso clínico: Doente de 68 anos, sexo masculino, com antecedentes pessoais de HTA e tabagismo. Angio TC que revelou dissecção aórtica crónica, a condicionar dilatação aneurismática da aorta toracoabdominal. Foi proposta a realização de tratamento cirúrgico hibrido faseado. Em primeiro lugar foi realizado um Frozen Elephant Trunk, seguido de colocação de endoprótese torácica até à emergência do TC e, extensão distal com stent de dissecção. Posteriormente, foi colocada uma endoprótese toracoabdominal (Zenith® t-Branch®). O período pós-operatório decorreu sem intercorrências, sem complicações neurológicas, e o angio TC follow-up mostra patência de todas as endopróteses, sem presença de endoleaks. Conclusão: O tratamento faseado endovascular parece promissor no que diz respeito ao tratamento de AATA complexos, nomeadamente na diminuição da morbimortalidade associada. No entanto, estes resultados podem ser variáveis, depen- dendo da seleção dos doentes e da experiência do cirurgião, que assumem primordial importância. Também importante é o fato de não existirem ainda estudos a longo prazo realizados especificamente neste grupo de doentes e, como tal, o follow-up apertado assume particular relevância.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
documentType_str journal article
id 5ebbdd3e-f0d0-4f86-8d39-be769bcd57c6
identifierDoi_str https://doi.org/10.48750/acv.177
language por
relatedInstitutions_str_mv Angiologia e Cirurgia Vascular
resourceName_str Angiologia e Cirurgia Vascular
spellingShingle STAGED TREATMENT OF COMPLEX THORACOABDOMINAL ANEURYMS FOLLOW TYPE B CHRONIC DISSECTION
Aneurisma toracoabdominal complexo
Dissecção aórtica crónica tipo B
Complex thoracoabdominal aneuryms
Chronic type B dissection
title STAGED TREATMENT OF COMPLEX THORACOABDOMINAL ANEURYMS FOLLOW TYPE B CHRONIC DISSECTION
topic Aneurisma toracoabdominal complexo
Dissecção aórtica crónica tipo B
Complex thoracoabdominal aneuryms
Chronic type B dissection