Publicação

Relações entre fatores de risco e necessidades das famílias

Detalhes bibliográficos
Resumo:Esta investigação pretende identificar as necessidades das famílias de crianças com problemas de desenvolvimento e/ou em risco, apoiadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Reguengos de Monsaraz e Mourão e conhecer de que modo as características sociodemográficas se relacionam com as suas necessidades. Participam neste estudo 50 famílias apoiadas pela ELI de Reguengos de Monsaraz e Mourão. É um estudo é de natureza quantitativa, descritiva e exploratória e recorre a três instrumentos de recolha de dados: a Ficha de Caracterização Sócio - demográfica da Família; a Ficha de Organização Diagnóstica em Intervenção Precoce (ODIP - versão portuguesa da ODAT2008) e o Inventário das Necessidades da Família (Family Needs Survey, Bailey, D.B. & Simeonsson, R.J., 1988). De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que (1) as necessidades mais frequentes são as Necessidades de Informação e as Necessidades de Apoio Económico; (2) existe uma associação entre a Idade da Mãe e as Necessidades de Explicar a Outros; entre o Estatuto Socioeconómico da família e as Necessidades de Apoio Familiar e Social e as Necessidades de Outras Ajudas Profissionais; e não se verifica nenhuma relação entre o Grau de Instrução e as Necessidades das Famílias; (3) não existem diferenças estatisticamente significativas entre as Necessidades das Famílias com Quatro ou Mais Fatores de Risco e as Necessidades das Famílias com Menos de Quatro Fatores de Risco; (4) os Fatores Biológicos não se relacionam com as necessidades das famílias; (5) existe uma associação entre os Fatores de Risco Familiares e Ambientais com algumas Necessidades das Famílias. O estudo termina com algumas recomendações para futuros trabalhos a realizar neste âmbito.
Autores:Almeida, Isabel Chaves de; Felgueiras, Isabel
Assunto:Intervenção Precoce Needs Fatores de Risco Early Intervention Necessidades Família Family Risk Factors
Ano:2018
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: 201861097
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências, Repositório Comum
Código do projeto financiado:201861097
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560630210166784
author2 Almeida, Isabel Chaves de
Felgueiras, Isabel
author_facet Almeida, Isabel Chaves de
Felgueiras, Isabel
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/e6f394f4-4d91-4e93-aa2a-44239e19ee14/download
country_str PT
description Esta investigação pretende identificar as necessidades das famílias de crianças com problemas de desenvolvimento e/ou em risco, apoiadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Reguengos de Monsaraz e Mourão e conhecer de que modo as características sociodemográficas se relacionam com as suas necessidades. Participam neste estudo 50 famílias apoiadas pela ELI de Reguengos de Monsaraz e Mourão. É um estudo é de natureza quantitativa, descritiva e exploratória e recorre a três instrumentos de recolha de dados: a Ficha de Caracterização Sócio - demográfica da Família; a Ficha de Organização Diagnóstica em Intervenção Precoce (ODIP - versão portuguesa da ODAT2008) e o Inventário das Necessidades da Família (Family Needs Survey, Bailey, D.B. & Simeonsson, R.J., 1988). De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que (1) as necessidades mais frequentes são as Necessidades de Informação e as Necessidades de Apoio Económico; (2) existe uma associação entre a Idade da Mãe e as Necessidades de Explicar a Outros; entre o Estatuto Socioeconómico da família e as Necessidades de Apoio Familiar e Social e as Necessidades de Outras Ajudas Profissionais; e não se verifica nenhuma relação entre o Grau de Instrução e as Necessidades das Famílias; (3) não existem diferenças estatisticamente significativas entre as Necessidades das Famílias com Quatro ou Mais Fatores de Risco e as Necessidades das Famílias com Menos de Quatro Fatores de Risco; (4) os Fatores Biológicos não se relacionam com as necessidades das famílias; (5) existe uma associação entre os Fatores de Risco Familiares e Ambientais com algumas Necessidades das Famílias. O estudo termina com algumas recomendações para futuros trabalhos a realizar neste âmbito.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id 4f686bde-604d-4d11-af7a-e128b17ccb17
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/21583
identifierOther_str 201861097
language por
publicationDateFull_str 2018-02-27T11:42:44Z
publicationDate_str 2018-02-27
publishDate 2018
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
Repositório Comum
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle Relações entre fatores de risco e necessidades das famílias
Intervenção Precoce
Needs
Fatores de Risco
Early Intervention
Necessidades
Família
Family
Risk Factors
title Relações entre fatores de risco e necessidades das famílias
topic Intervenção Precoce
Needs
Fatores de Risco
Early Intervention
Necessidades
Família
Family
Risk Factors