Publicação

Opiniões de professores e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Detalhes bibliográficos
Resumo:Os Trabalhos Para Casa (TPC) são um elemento da prática pedagógica de muitos docentes e da vida escolar de muitos alunos. Apesar da sua longevidade e popularidade, os TPC são alvo na literatura de opiniões diferentes, quanto à sua gestão e benefícios que trazem às aprendizagens dos alunos. O presente estudo procurou identificar as perceções que professores e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm sobre a utilidade, efeitos e condições de realização dos TPC. Para o efeito, e no contexto de um estudo de caso, centrado numa instituição privada de solidariedade social da região de Lisboa, entrevistaram-se 10 docentes dos 3.º e 4.º anos de escolaridade e inquiriram-se por questionário 158 alunos, entre os 8 e os 10 anos de idade, das respetivas turmas. Os resultados sugerem que a maioria dos professores concorda com a prática dos TPC, desde que pouco absorvente em termos de tempo. A falta de tempo disponível para atividades não letivas é o principal argumento apresentado pelos docentes que manifestaram uma opinião menos favorável sobre os TPC. O envolvimento da família na realização dos TPC foi também defendido pela maioria dos docentes com base nos seus efeitos motivacionais sobre aprendizagens escolares, uma função que reúne opiniões diversificadas na literatura. Os alunos inquiridos evidenciaram na sua maioria opiniões bastante positivas quanto à relevância, interesse e quantidade de TPC e quanto às condições em que os realizam. Os alunos mais novos (8 anos) percecionam uma menor participação dos pais na realização dos TPC, sugerindo uma maior autonomia, e têm uma opinião mais favorável sobre a utilidade e interesse dos mesmos, um resultado que sugere uma maior facilidade na realização das tarefas. A análise efetuada por ano de escolaridade corrobora este resultado. Entre as propostas apresentadas para estudos futuros, inclui-se também a análise das perspetivas sobre os TPC de um terceiro interveniente, os encarregados da educação.
Autores:Freitas, Ana
Assunto:Trabalhos para casa, 1.º Ciclo do Ensino Básico, opiniões de professores, opiniões de alunos, envolvimento parental. Homework, 1st Cycle of Basic Education, opinions of teachers, opinions of students, parental involvement.
Ano:2021
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: 202655024
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências
Código do projeto financiado:202655024
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560629501329408
author2 Freitas, Ana
author_facet Freitas, Ana
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/0ed2903e-9864-4ebd-a431-1725fe5dc105/download
country_str PT
description Os Trabalhos Para Casa (TPC) são um elemento da prática pedagógica de muitos docentes e da vida escolar de muitos alunos. Apesar da sua longevidade e popularidade, os TPC são alvo na literatura de opiniões diferentes, quanto à sua gestão e benefícios que trazem às aprendizagens dos alunos. O presente estudo procurou identificar as perceções que professores e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm sobre a utilidade, efeitos e condições de realização dos TPC. Para o efeito, e no contexto de um estudo de caso, centrado numa instituição privada de solidariedade social da região de Lisboa, entrevistaram-se 10 docentes dos 3.º e 4.º anos de escolaridade e inquiriram-se por questionário 158 alunos, entre os 8 e os 10 anos de idade, das respetivas turmas. Os resultados sugerem que a maioria dos professores concorda com a prática dos TPC, desde que pouco absorvente em termos de tempo. A falta de tempo disponível para atividades não letivas é o principal argumento apresentado pelos docentes que manifestaram uma opinião menos favorável sobre os TPC. O envolvimento da família na realização dos TPC foi também defendido pela maioria dos docentes com base nos seus efeitos motivacionais sobre aprendizagens escolares, uma função que reúne opiniões diversificadas na literatura. Os alunos inquiridos evidenciaram na sua maioria opiniões bastante positivas quanto à relevância, interesse e quantidade de TPC e quanto às condições em que os realizam. Os alunos mais novos (8 anos) percecionam uma menor participação dos pais na realização dos TPC, sugerindo uma maior autonomia, e têm uma opinião mais favorável sobre a utilidade e interesse dos mesmos, um resultado que sugere uma maior facilidade na realização das tarefas. A análise efetuada por ano de escolaridade corrobora este resultado. Entre as propostas apresentadas para estudos futuros, inclui-se também a análise das perspetivas sobre os TPC de um terceiro interveniente, os encarregados da educação.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id 439f7db6-81cd-4693-b61a-218c2b0df4c5
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/35792
identifierOther_str 202655024
language por
publicationDateFull_str 2021-03-28T01:00:24Z
publicationDate_str 2021-03-28
publishDate 2021
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle Opiniões de professores e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Trabalhos para casa, 1.º Ciclo do Ensino Básico, opiniões de professores, opiniões de alunos, envolvimento parental.
Homework, 1st Cycle of Basic Education, opinions of teachers, opinions of students, parental involvement.
title Opiniões de professores e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
topic Trabalhos para casa, 1.º Ciclo do Ensino Básico, opiniões de professores, opiniões de alunos, envolvimento parental.
Homework, 1st Cycle of Basic Education, opinions of teachers, opinions of students, parental involvement.