Publicação

O ensino das ciências em creche: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Resumo:Este estudo surge no âmbito do estágio em Creche, com crianças de dois anos de idade, tendo-se pretendido compreender a possibilidade do uso de orientações oficiais para a realização de atividades relacionadas com a temática dos animais. Estas atividades foram reguladas pelas Orientações Curriculares para o Pré-Escolar, pelas Metas de Aprendizagem do Pré-Escolar e algumas brochuras do Ministério da Educação, e foram tidos em conta os interesses, curiosidades e dificuldades do grupo de crianças em questão. Para melhor compreender este tema recorreu-se a uma pesquisa sobre o funcionamento da Creche em Portugal, sobre a utilização das ciências com crianças de idades mais novas e sobre as capacidades das crianças nesta faixa etária. Percebeu-se que a valência de Creche não tinha apoio do Ministério da Educação, tendo de se recorrer aos princípios orientadores para o Pré-Escolar. A área das ciências parece ser pouco desenvolvida nas salas de Creche e de Pré-Escolar, o que poderá contribuir para alguns problemas na aquisição dos conhecimentos em idade mais avançada. Devido aos problemas identificados, surgiram as seguintes questões: “Qual o papel do Ensino das Ciências em Creche?, De que forma um grupo de dois anos beneficia com a utilização de orientações curriculares dirigidas ao Pré-Escolar?, De que forma o trabalho das Ciências em Creche promove a curiosidade e a motivação nas crianças?” Para responder a estas questões, o estudo foi realizado com uma metodologia qualitativa, através dos dados recolhidos em instrumentos e métodos qualitativos e quantitativos. Para ajudar a investigação, foi feito um projeto numa sala de Creche, tendo por base a temática dos animais, com diversas atividades que partiram da curiosidade e dúvidas das crianças. Os resultados obtidos mostraram que, apesar de terem sido abordados conceitos científicos junto das crianças de dois anos, estas compreenderam e aprenderam os conceitos, sempre de uma forma lúdica e interessada, mostrando que as ciências podem e devem ser trabalhadas desde cedo, junto das crianças. As atividades tiveram por base objetivos formulados através das orientações existentes para o Pré-Escolar e, apesar de terem resultado neste contexto, continuam a ser necessários apoios para ajudar os educadores a desenvolverem um trabalho educativo em Creche, deixando para trás a imagem da Creche como um espaço existente apenas para cuidar das crianças.
Autores:Varandas, Ana Cruz
Assunto:Nursery Science Education Guidelines for Pre-school Ensino das Ciências Creche Orientações para o Pré-Escolar
Ano:2017
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: 201856824
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências, Repositório Comum
Código do projeto financiado:201856824
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560629322022912
author2 Varandas, Ana Cruz
author_facet Varandas, Ana Cruz
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/53e76e1e-65bc-4cee-b53c-68bb7e936ec9/download
country_str PT
description Este estudo surge no âmbito do estágio em Creche, com crianças de dois anos de idade, tendo-se pretendido compreender a possibilidade do uso de orientações oficiais para a realização de atividades relacionadas com a temática dos animais. Estas atividades foram reguladas pelas Orientações Curriculares para o Pré-Escolar, pelas Metas de Aprendizagem do Pré-Escolar e algumas brochuras do Ministério da Educação, e foram tidos em conta os interesses, curiosidades e dificuldades do grupo de crianças em questão. Para melhor compreender este tema recorreu-se a uma pesquisa sobre o funcionamento da Creche em Portugal, sobre a utilização das ciências com crianças de idades mais novas e sobre as capacidades das crianças nesta faixa etária. Percebeu-se que a valência de Creche não tinha apoio do Ministério da Educação, tendo de se recorrer aos princípios orientadores para o Pré-Escolar. A área das ciências parece ser pouco desenvolvida nas salas de Creche e de Pré-Escolar, o que poderá contribuir para alguns problemas na aquisição dos conhecimentos em idade mais avançada. Devido aos problemas identificados, surgiram as seguintes questões: “Qual o papel do Ensino das Ciências em Creche?, De que forma um grupo de dois anos beneficia com a utilização de orientações curriculares dirigidas ao Pré-Escolar?, De que forma o trabalho das Ciências em Creche promove a curiosidade e a motivação nas crianças?” Para responder a estas questões, o estudo foi realizado com uma metodologia qualitativa, através dos dados recolhidos em instrumentos e métodos qualitativos e quantitativos. Para ajudar a investigação, foi feito um projeto numa sala de Creche, tendo por base a temática dos animais, com diversas atividades que partiram da curiosidade e dúvidas das crianças. Os resultados obtidos mostraram que, apesar de terem sido abordados conceitos científicos junto das crianças de dois anos, estas compreenderam e aprenderam os conceitos, sempre de uma forma lúdica e interessada, mostrando que as ciências podem e devem ser trabalhadas desde cedo, junto das crianças. As atividades tiveram por base objetivos formulados através das orientações existentes para o Pré-Escolar e, apesar de terem resultado neste contexto, continuam a ser necessários apoios para ajudar os educadores a desenvolverem um trabalho educativo em Creche, deixando para trás a imagem da Creche como um espaço existente apenas para cuidar das crianças.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id 3ef5cbfa-d6ca-4dfc-aef3-401bc4c28ea4
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/17733
identifierOther_str 201856824
language por
publicationDateFull_str 2017-01-26T16:39:20Z
publicationDate_str 2017-01-26
publishDate 2017
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
Repositório Comum
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle O ensino das ciências em creche: desafios e possibilidades
Nursery
Science Education
Guidelines for Pre-school
Ensino das Ciências
Creche
Orientações para o Pré-Escolar
title O ensino das ciências em creche: desafios e possibilidades
topic Nursery
Science Education
Guidelines for Pre-school
Ensino das Ciências
Creche
Orientações para o Pré-Escolar