Publication

O Lúdico na Aprendizagem do Inglês

Bibliographic Details
Summary:O presente relatório teve como propósito compreender como é implementado o ensino precoce do Inglês na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, procedeu-se à análise da perceção da professora titular de Inglês sobre o ensino da língua inglesa e da sua prática pedagógica, com o mesmo grupo de crianças; primeiro durante a Educação Pré-escolar quando as crianças tinham 5 anos e subsequentemente no 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Analisou-se ainda a perceção das crianças sobre o ensino do Inglês. Definiram-se objetivos gerais de forma a compreender a orientação e perceção da docente relativamente à aprendizagem e ensino precoce da língua inglesa, conhecer a opinião das crianças relativamente à importância e utilização da língua inglesa e identificar as estratégias de ensino-aprendizagem. Para responder aos objetivos propostos, realizou-se uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, num estabelecimento escolar do concelho de Loures. Os dados foram recolhidos por entrevista semi-estruturada, focus group, observação direta e através da recolha do conteúdo dos manuais escolares da disciplina de Inglês. Os dados recolhidos através dos instrumentos mencionados foram sujeitos a análise de conteúdo e análise documental, no caso dos manuais escolares de Inglês. Os resultados destacam uma prática pedagógica do ensino do Inglês direcionada para a ludicidade, que previligia uma aprendizagem natural, mas também uma aprendizagem com intencionalidade educativa, havendo assim um equilíbrio. É também de realçar que tanto as crianças como a docente atribuem grande importância à aprendizagem do Inglês As crianças revelam maior atenção e motivação nas aprendizagens que envolvem histórias, canções, flashcards e jogos, mostrando menos interesse e entusiasmo nas tarefas relacionadas com o manual escolar. Nesta perspetiva, a professora de Inglês, apesar de utilizar o manual escolar, opta por uma aprendizagem que vai ao encontro das preferências das crianças. Em estudos futuros, será pertinente o alargamento deste tipo de investigação a outros contextos de ensino, de forma a averiguar se este tipo de prática pedagógica é comum, bem como averiguar quais as competências de língua adquiridas pelas crianças quando sujeitas a este tipo de ensino.
Authors:Araújo, Luisa
Subject:foreign language learning, English for young learners, playfulness, pedagogical practice, teaching strategies. língua estrangeira, ensino precoce do Inglês, ludicidade, prática pedagógica, estratégias de ensino.
Year:2021
Country:Portugal
Document type:master thesis
Identifiers:ID: 202636771
Access type:Open
Associated institution:Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências
Funded project code:202636771
Language:Portuguese
Origin:Repositório Comum
_version_ 1850560629133279232
author2 Araújo, Luisa
author_facet Araújo, Luisa
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/25a5a1cb-0246-4153-8b26-93cc69911e5f/download
country_str PT
description O presente relatório teve como propósito compreender como é implementado o ensino precoce do Inglês na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, procedeu-se à análise da perceção da professora titular de Inglês sobre o ensino da língua inglesa e da sua prática pedagógica, com o mesmo grupo de crianças; primeiro durante a Educação Pré-escolar quando as crianças tinham 5 anos e subsequentemente no 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Analisou-se ainda a perceção das crianças sobre o ensino do Inglês. Definiram-se objetivos gerais de forma a compreender a orientação e perceção da docente relativamente à aprendizagem e ensino precoce da língua inglesa, conhecer a opinião das crianças relativamente à importância e utilização da língua inglesa e identificar as estratégias de ensino-aprendizagem. Para responder aos objetivos propostos, realizou-se uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, num estabelecimento escolar do concelho de Loures. Os dados foram recolhidos por entrevista semi-estruturada, focus group, observação direta e através da recolha do conteúdo dos manuais escolares da disciplina de Inglês. Os dados recolhidos através dos instrumentos mencionados foram sujeitos a análise de conteúdo e análise documental, no caso dos manuais escolares de Inglês. Os resultados destacam uma prática pedagógica do ensino do Inglês direcionada para a ludicidade, que previligia uma aprendizagem natural, mas também uma aprendizagem com intencionalidade educativa, havendo assim um equilíbrio. É também de realçar que tanto as crianças como a docente atribuem grande importância à aprendizagem do Inglês As crianças revelam maior atenção e motivação nas aprendizagens que envolvem histórias, canções, flashcards e jogos, mostrando menos interesse e entusiasmo nas tarefas relacionadas com o manual escolar. Nesta perspetiva, a professora de Inglês, apesar de utilizar o manual escolar, opta por uma aprendizagem que vai ao encontro das preferências das crianças. Em estudos futuros, será pertinente o alargamento deste tipo de investigação a outros contextos de ensino, de forma a averiguar se este tipo de prática pedagógica é comum, bem como averiguar quais as competências de língua adquiridas pelas crianças quando sujeitas a este tipo de ensino.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id 377b9299-5418-46f2-8b38-b5126ac62a34
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/35452
identifierOther_str 202636771
language por
publicationDateFull_str 2021-02-12T19:59:54Z
publicationDate_str 2021-02-12
publishDate 2021
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle O Lúdico na Aprendizagem do Inglês
foreign language learning, English for young learners, playfulness, pedagogical practice, teaching strategies.
língua estrangeira, ensino precoce do Inglês, ludicidade, prática pedagógica, estratégias de ensino.
title O Lúdico na Aprendizagem do Inglês
topic foreign language learning, English for young learners, playfulness, pedagogical practice, teaching strategies.
língua estrangeira, ensino precoce do Inglês, ludicidade, prática pedagógica, estratégias de ensino.