Publicação

Livros e histórias: estratégia transversaº no contexto de educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Resumo:O presente relatório de estágio pretende relatar a prática pedagógica realizada em contexto jardim de infância, tentando, desta forma, avaliar como contribui o ato de ver livros e contar histórias para o desenvolvimento da criança. No decorrer do estágio as etapas desenvolvidas permitiram conhecer bem o contexto educativo e o grupo. Deste conhecimento sobressaiu a necessidade e interesse das crianças por leitura de histórias e por livros, tendo por isso sido utilizadas várias estratégias no conto de várias histórias, abordando os vários subtemas propostos no Plano Anual de Atividades (anexo 12). O facto de se contar histórias em jardim de infância é, sem dúvida, importante no desenvolvimento da linguagem e comunicação, na capacidade de atenção e concentração, promovendo na criança uma variedade de competências, em todas as áreas de conteúdo, tais como: conhecimento do mundo, formação pessoal e social, matemática, entre outras, que poderão surgir por influência dos conteúdos das histórias ou de outro tipo de livros. Mas para que isso seja um momento prazeroso, cabe ao educador motivar a criança, fomentado o gosto em ouvir e em contar histórias, escolhendo livros ou histórias adequadas ao grupo de crianças, variando esses momentos recorrendo a novas estratégias, pois o conto de histórias deve ser uma atividade agradável e transversal. Através deste trabalho pretendeu-se compreender a importância de ver livros e contar histórias em contexto jardim de infância. Na obtenção de respostas, foram contadas, lidas e dramatizadas de formas diversificadas, através do uso do livro, na realização de teatro de fantoches/sombras chinesas e dramatizações realizadas pelas crianças, com o objetivo de estimular o gosto pelos livros e pelo conto de histórias, assim como o desenvolvimento da comunicação e da linguagem. A implementação destas estratégias fez com que as crianças se sentissem mais motivadas, demonstrando mais abertura e interesse, o que se verificou na capacidade de comunicação. A implementação de atividades partindo do conto de uma história, permitiu-nos abordar as áreas de conteúdo, promovendo o desenvolvimento global das crianças.
Autores:Mestre, Amélia; Jorge, José Reis
Assunto:comunicação e estratégias diversificadas. desenvolvimento da linguagem contar histórias
Ano:2018
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Identificadores:ID: 201866374
Tipo de acesso:Aberto
Instituição associada:Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências, Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum
Código do projeto financiado:201866374
Idioma:português
Origem:Repositório Comum
_version_ 1850560628633108480
author2 Mestre, Amélia
Jorge, José Reis
author_facet Mestre, Amélia
Jorge, José Reis
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/0b4ac35e-5a9e-44ed-bfe6-69eea0ad5c3a/download
country_str PT
description O presente relatório de estágio pretende relatar a prática pedagógica realizada em contexto jardim de infância, tentando, desta forma, avaliar como contribui o ato de ver livros e contar histórias para o desenvolvimento da criança. No decorrer do estágio as etapas desenvolvidas permitiram conhecer bem o contexto educativo e o grupo. Deste conhecimento sobressaiu a necessidade e interesse das crianças por leitura de histórias e por livros, tendo por isso sido utilizadas várias estratégias no conto de várias histórias, abordando os vários subtemas propostos no Plano Anual de Atividades (anexo 12). O facto de se contar histórias em jardim de infância é, sem dúvida, importante no desenvolvimento da linguagem e comunicação, na capacidade de atenção e concentração, promovendo na criança uma variedade de competências, em todas as áreas de conteúdo, tais como: conhecimento do mundo, formação pessoal e social, matemática, entre outras, que poderão surgir por influência dos conteúdos das histórias ou de outro tipo de livros. Mas para que isso seja um momento prazeroso, cabe ao educador motivar a criança, fomentado o gosto em ouvir e em contar histórias, escolhendo livros ou histórias adequadas ao grupo de crianças, variando esses momentos recorrendo a novas estratégias, pois o conto de histórias deve ser uma atividade agradável e transversal. Através deste trabalho pretendeu-se compreender a importância de ver livros e contar histórias em contexto jardim de infância. Na obtenção de respostas, foram contadas, lidas e dramatizadas de formas diversificadas, através do uso do livro, na realização de teatro de fantoches/sombras chinesas e dramatizações realizadas pelas crianças, com o objetivo de estimular o gosto pelos livros e pelo conto de histórias, assim como o desenvolvimento da comunicação e da linguagem. A implementação destas estratégias fez com que as crianças se sentissem mais motivadas, demonstrando mais abertura e interesse, o que se verificou na capacidade de comunicação. A implementação de atividades partindo do conto de uma história, permitiu-nos abordar as áreas de conteúdo, promovendo o desenvolvimento global das crianças.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id 2db36ac6-87d2-456e-a9b5-59e6c38ae551
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/21685
identifierOther_str 201866374
language por
publicationDateFull_str 2018-02-28T14:20:23Z
publicationDate_str 2018-02-28
publishDate 2018
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle Livros e histórias: estratégia transversaº no contexto de educação pré-escolar
comunicação e estratégias diversificadas.
desenvolvimento da linguagem
contar histórias
title Livros e histórias: estratégia transversaº no contexto de educação pré-escolar
topic comunicação e estratégias diversificadas.
desenvolvimento da linguagem
contar histórias