Publication

O Processo da Implementação Autárquica em Angola

Bibliographic Details
Summary:No contexto mais global da Administração Pública angolana, a reforma administrativa do Poder Local impõe-se como um pilar fundamental para a melhoria da gestão do território e da prestação de serviços aos cidadãos. Neste âmbito, as autarquias locais são um veículo de descentralização de políticas, que visam o desenvolvimento económico e social das populações, em que os municípios e as freguesias, no quadro do respetivo estatuto constitucional, terão de adotar novas regras, consentâneas com um novo tempo. Assim, o presente trabalho propõe analisar a implementação autárquica em Angola, até ao momento. Para tal desenvolveu-se um trabalho de caráter qualitativo, com incidência na pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que o poder local é indispensável para a melhoria da prestação de serviços de qualidade aos cidadãos e para a sua participação na vida pública ao nível do município. Nessa complexidade de atribuições, tarefas e dependências que o município, enquanto órgão da administração local do Estado, assiste-se ao esforço estatal, para se fazer sentir a atuação das autoridades administrativas locais, procurando aproximar as autoridades locais às populações e melhorar a prestação de serviços.
Authors:Sarmento, Maria Teresa
Subject:Poder Local, Autarquias, Descentralização, Angola Local Power, Municipalities, Decentralization, Angola
Year:2021
Country:Portugal
Document type:master thesis
Identifiers:ID: 202697606
Access type:Open
Associated institution:Repositório Comum, Instituto Superior de Ciências Educativas, Repositório Comum, Repositório Comum, Instituto Superior de Educação e Ciências
Funded project code:202697606
Language:Portuguese
Origin:Repositório Comum
_version_ 1850560629942779904
author2 Sarmento, Maria Teresa
author_facet Sarmento, Maria Teresa
conditionsOfAccess_str open access
contentURL_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/58ed6a7a-a0fd-4de1-99ed-479aeb3718d7/download
country_str PT
description No contexto mais global da Administração Pública angolana, a reforma administrativa do Poder Local impõe-se como um pilar fundamental para a melhoria da gestão do território e da prestação de serviços aos cidadãos. Neste âmbito, as autarquias locais são um veículo de descentralização de políticas, que visam o desenvolvimento económico e social das populações, em que os municípios e as freguesias, no quadro do respetivo estatuto constitucional, terão de adotar novas regras, consentâneas com um novo tempo. Assim, o presente trabalho propõe analisar a implementação autárquica em Angola, até ao momento. Para tal desenvolveu-se um trabalho de caráter qualitativo, com incidência na pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que o poder local é indispensável para a melhoria da prestação de serviços de qualidade aos cidadãos e para a sua participação na vida pública ao nível do município. Nessa complexidade de atribuições, tarefas e dependências que o município, enquanto órgão da administração local do Estado, assiste-se ao esforço estatal, para se fazer sentir a atuação das autoridades administrativas locais, procurando aproximar as autoridades locais às populações e melhorar a prestação de serviços.
documentTypeURL_str http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
documentType_str master thesis
id 2ac27278-f68c-4042-ad98-6095a25c706c
identifierHandle_str http://hdl.handle.net/10400.26/36230
identifierOther_str 202697606
language por
publicationDateFull_str 2021-04-15T19:00:06Z
publicationDate_str 2021-04-15
publishDate 2021
relatedInstitutions_str_mv Repositório Comum
Instituto Superior de Ciências Educativas
Repositório Comum
Repositório Comum
Instituto Superior de Educação e Ciências
resourceName_str Repositório Comum
spellingShingle O Processo da Implementação Autárquica em Angola
Poder Local, Autarquias, Descentralização, Angola
Local Power, Municipalities, Decentralization, Angola
title O Processo da Implementação Autárquica em Angola
topic Poder Local, Autarquias, Descentralização, Angola
Local Power, Municipalities, Decentralization, Angola